6 dicas para aliviar dores nas costas sem medicação

A boa notícia se você sofre de dor lombar: regride com mais frequência em poucos dias. Enquanto isso, o que pode ser feito para reduzir a dor sem o uso de drogas anti-inflamatórias e recuperar a mobilidade? Massagens, osteopatia, quiropraxia, plantas … o ponto sobre as soluções naturais de uma dor nas costas.

Você desce para pegar uma criança ou tira uma mala de um baú … E aqui ficou preso. Suas costas estão bloqueadas. “Nós não sabemos exatamente o que está acontecendo naquele momento”, diz o Dr. Jean-Yves Maigne, chefe do departamento de medicina física no hospital do Hotel-Dieu (Paris), mas temos bons argumentos. pensar que há uma lágrima ao nível de um disco intervertebral. Este disco é composto por um anel fibroso que possui a mesma estrutura que um ligamento. Durante um movimento falso ou esforços repetidos, este anel pode rasgar. É o mesmo mecanismo de uma entorse. “

1. Não descanse

Nenhuma questão de ficar na cama, a menos que a dor seja forte demais. Resto completo só aumentaria a anquilose sem resolver o problema. “Evite ficar sentado por muito tempo”, diz o Dr. Maigne. Pelo contrário, recomenda-se continuar suas atividades pessoais e profissionais, evitando as posturas mais dolorosas. Permanecer em movimento é o melhor remédio para dor lombar, é também a chave para recuperar mais rapidamente e evitar uma recaída.

2. Consulte o osteopata ou quiroprático

“Para dor lombar aguda, esta é a indicação correta”, diz o Dr. Maigne. Para Thibault Dubois, osteopata , “essas manipulações não devem ser dolorosas. Cerca de 80% dos pacientes são aliviados em uma sessão. Para outros, uma segunda sessão é recomendada, três semanas a um mês depois.

3. Aplique quente

Uma garrafa de água quente ou um cobertor na área dolorosa proporcionam uma sensação de relaxamento. Mas o efeito é breve.

4. Seja massageado

“Qualquer um pode fazer isso”, diz o Dr. Maigne. Concentre-se apenas nos músculos de cada lado da coluna e realize um movimento de atrito lento, mais ou menos suportado. “

5. Mova-se em uma grande bola

Repete-se: evite a imobilização e mantenha a atividade física o máximo possível. “Sentado em uma grande bola (para comprar em lojas de esportes), imprima um leve movimento de rotação no chão com os pés, de acordo com um círculo fictício de cerca de dez centímetros de diâmetro”, diz Thibault Dubois. Suave e lento, o movimento mobiliza a pelve e relaxa os músculos paravertebrais. “

6. Use o harpagophytum, uma planta benéfica

Também chamado de ” garra do diabo” , o harpagophytum possui poderosas propriedades antiinflamatórias. A Organização Mundial da Saúde reconhece sua eficácia no alívio da dor articular e muscular. Use em gel, comprimidos ou ampolas.

E se mesmo assim você precise de um remédio para dor nas costas acesse o link.

Meditação alivia a dor nas costas

Quando alguém sofre de dor crônica nas costas, analgésicos nem sempre são suficientes. Por que não tentar a meditação da atenção plena? Como usar um método comprovado e não medicamentoso

É impossível perder a mania de meditação, seja na internet, em revistas ou na televisão. Uma forma simples? Não só porque vários trabalhos científicos provaram seus benefícios contra o estresse ou a dor, especialmente a dor nas costas. Em março de 2016, um estudo publicado na revista médica The Journal of American Medical Association (JAMA) mostrou que a meditação foi mais eficaz do que a medicação para a dor , desde o primeiro mês de tratamento.

Meditação Mindfulness, uma prática acessível a todos

A técnica estudada pelos pesquisadores é a da “atenção plena” , ou “meditação da atenção plena”, um método tradicional despojado de seus aspectos espirituais. Não requer nenhum conhecimento prévio: todos podem fazê-lo.

“Mindfulness meditação é simplesmente sobre a observação e aceitação de tudo o que acontece no corpo, sem tentar interferir com isso”, diz o Dr. Lionel Coudron, médico e professor de yoga.

Tenha cuidado, não é relaxamento! A meditação é uma atitude ativa em que os sentidos estão despertos. Aprende-se a sair das emoções e sensações para alcançar, à medida que a prática progride, uma paz interior.

Dois mecanismos no trabalho na dor lombar crônica

Os médicos identificaram pelo menos dois mecanismos de trabalho na dor crônica nas costas, e a meditação parece particularmente adequada para responder a ela.

  1. dor provoca reações de defesa do corpo. Os músculos, em particular, se contraem para formar contraturas. “O sofredor minimiza seus movimentos e as articulações endurecem”, diz o Dr. Coudron. Quanto menos você se move, mais o problema piora.
  2. Sabe-se também que o cérebro desempenha um papel importante na cronicidade da dor. Graças aos avanços nas imagens cerebrais, os pesquisadores observaram como a sensação dolorosa acaba evoluindo por conta própria, alimentada pelo estresse e pela ansiedade. Não é incomum que a lesão original desapareça completamente, mas que a lombalgia persista por causa da autoagravação.

Meditação relaxa os músculos e reduz a dor

estudo JAMA compara um grupo de pessoas tratadas com analgésicos com outro painel que tem meditado. Os resultados são claros: os pacientes do segundo grupo encontraram uma melhora de 51% em sua dor e mobilidade, quando o primeiro grupo foi aliviado em apenas 27%. O Dr. Coudron explica que a meditação relaxa os músculos primeiro. “O corpo todo está diminuindo”, diz ele.

Também muda nossa relação com a dor. Ao aceitá-lo, liberta-se das emoções negativas que agravam e mantêm o mal.

“Meditação reduz a dor, também agindo sobre o estresse emocional”, diz o Dr. François Bourgognon, psiquiatra. Ele acrescenta: “Aprendemos a ampliar nosso foco para todos os outros sentimentos, para dar menos espaço à sensação dolorosa. “

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