Ainda fuma? Trazemos 13 dicas engenhosas

No momento em que você para de fumar, seu corpo já está em alta. Após apenas 20 minutos, a frequência cardíaca volta ao normal. Os níveis de monóxido de carbono no sangue também são normalizados no dia seguinte, reduzindo o risco de ataque cardíaco em apenas 2-3 semanas. 

A longo prazo, o risco de câncer de pulmão e outras formas desta doença maligna é reduzido.

1. Encontre um bom motivo

Para se motivar, você precisa de um forte motivo pessoal para sair. Por exemplo, você quer ser um modelo para seus filhos e protegê-los dos efeitos nocivos do fumo passivo ou reduzir o risco de sofrer de câncer de pulmão , doença cardíaca ou outra condição séria. Talvez você só queira parecer mais jovem, ter uma pele brilhante e cabelos brilhantes novamente?

Escolha um motivo forte o suficiente para libertá-lo para atacar nos momentos mais difíceis de uma crise.

2. Prepare-se bem para o que vem a seguir

É mais fácil jogar cigarros, isqueiros, cinzeiros no lixo … Deve-se ter em mente que fumar é um vício sério. Seu cérebro é viciado em nicotina e ficará tentado a resistir à tentação, e é por isso que é aconselhável fornecer o suporte necessário com antecedência.

Converse com seu médico sobre métodos que podem ajudar, como “escola para não fumantes”, grupos de apoio, conversando com especialistas, meditação, hipnose … Isso o deixará mais preparado para o primeiro dia do resto da sua vida.

3. Considere agentes de substituição de nicotina

Quando você para de fumar, sua deficiência de nicotina no sangue pode causar dores de cabeça, alterações de humor ou falta de energia. Nesses momentos, um forte desejo por “apenas uma fumaça” pode ocorrer com muita facilidade.

Um adesivo de nicotina, goma de mascar ou spray pode ser útil nesses momentos, mas use-os apenas em consulta com seu médico, conforme prescrito.

4. Obtenha informações sobre medicamentos controlados

Esses medicamentos podem aliviar o desejo de fumar e tornar o ato de fumar menos atraente se você ainda desistir e pegar um cigarro . Além disso, existem medicamentos que aliviam os sintomas da crise de abstinência, como depressão ou dificuldade de concentração.

5. Obtenha a ajuda de entes queridos

Diga aos seus entes queridos que você pretende parar de fumar. Eles podem apoiá-lo, especialmente em tempos de crise, quando você quer pegar um cigarro. Além disso, é uma boa ideia se envolver em terapia de grupo ou conversar com um especialista.

A terapia comportamental ajuda você a adotar facilmente novas regras de vida que excluem o tabagismo. Apenas algumas visitas a um terapeuta podem ajudar e reduzir o risco de falha.

6. Encontre tempo para descansar

Uma das razões pelas quais as pessoas fumam é o fato de a nicotina ajudá-las a relaxar. Depois de parar, você precisará de outras válvulas de escape. Você pode começar a se exercitar, ouvir música, sair com os amigos, massagear …

Escolha uma atividade que relaxe e faça você feliz. Nas primeiras semanas após você sair, tente evitar situações estressantes.

7. Evite álcool e gatilhos semelhantes

Ao consumir álcool, é difícil evitar um cigarro, porque parece que não se pode prescindir um do outro. Portanto, não beba ou fique na companhia de pessoas que bebem nas primeiras semanas. Além disso, se você costuma fumar com café, mude para o chá por um tempo.

Você costuma acender um cigarro após cada refeição? Adote um novo hábito – escove os dentes, dê um passeio ou tome um chiclete.

8. Limpe a casa

Depois de fumar o último cigarro, jogue cinzeiros e isqueiros no lixo. Lave todas as roupas com cheiro de fumaça, cortinas, tapetes e todos os outros móveis absorventes de odor. Use purificadores de ar para se livrar do perfume familiar. Se você fumava em um carro, limpe também a parte interna do carro. Seu objetivo é livrar-se dos lembretes do dia de fumar em sua própria casa.

9. Continue tentando até conseguir

Existem fumantes raros que, desde a primeira tentativa, conseguiram se livrar dos cigarros para sempre. Se você soltar e acender um cigarro, não desanime. Em vez disso, pense no que a fez se ajoelhar – talvez uma crise emocional ou um ambiente em que você se encontra. Use essa cognição para sua vantagem e seja ainda mais determinado em seu esforço para parar de fumar.

Sempre que desistir e acender um cigarro, defina uma data dentro de um mês para que você pare novamente.

10. Continue andando

O movimento ajudará a suprimir o desejo por cigarros e aliviará os sintomas de abstinência. Quando quiser iluminar, vista tênis ou sente-se em uma bicicleta. Mesmo atividades moderadas ajudam, como passear com o cachorro ou arrancar ervas daninhas do jardim. As calorias consumidas ao longo do caminho ajudarão a manter seu peso, o que é extremamente importante quando você parar de fumar.

11. Coma frutas e legumes

Não tente fazer dieta ao parar de fumar. Excesso de renúncia pode reduzir as chances de sucesso. Em vez disso, tente comer o mais saudável possível, coma muitos vegetais, frutas, grãos integrais e proteínas saudáveis . Seu corpo se beneficiará dessa dieta várias vezes.

12. Recompense-se

Além de fazer o melhor possível para parar de fumar, você economizará uma quantidade invejável de dinheiro. Existem aplicativos móveis que ajudam a rastrear quanto você economizou ao não comprar cigarros. Recompense-se gastando parte desse dinheiro em diversão.

Leia mais textos como esse em nosso site: https://www.nycomed.com.br/como-parar-de-fumar

13. Lembre-se: o tempo está do seu lado!

No momento em que você para de fumar, seu corpo já está em alta. Após apenas 20 minutos, a frequência cardíaca volta ao normal. Os níveis de monóxido de carbono no sangue também são normalizados no dia seguinte, reduzindo o risco de ataque cardíaco em apenas 2-3 semanas. A longo prazo, o risco de câncer de pulmão e outras formas desta doença maligna é reduzido.

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