Alimentos leves

A verdade sobre os alimentos leves: eles não perdem

Como você provavelmente sabe, cada alimento tem e tem um certo valor energético, que em última análise simplesmente e simplesmente se traduz em seu conteúdo ou ingestão calórica. Por exemplo, há alimentos com alto consumo calórico (como alimentos ricos em açúcares simples, como doces ou gorduras como manteiga ou óleo) e outros que têm menor valor energético (verduras e legumes), algumas frutas …).

Mas algumas décadas atrás, um grupo de alimentos aparentemente leves começou a aparecer no mercado, como uma exigência para aquelas pessoas que não continuariam a adicionar um excedente de calorias à sua dieta, e acima de tudo para aqueles que estavam seguindo uma dieta para perda de peso.

Eles são conhecidos como alimentos leves (ou alimentos leves ). Basicamente, podemos defini-los como aqueles que têm 30% menos energia que seus alimentos convencionais. Por exemplo, quando se trata de uma bebida açucarada como um refrigerante, podemos considerar a versão “light” da mesma marca que tem 30% menos energia.

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Portanto, eles são alimentos leves, como o seu teor de açúcar ou gordura foi substituído por ingredientes menos energéticos . Por esta razão, eles também são conhecidos como alimentos leves, porque eles têm menos calorias.

Isso significa que, para que um alimento seja realmente considerado leve, ele deve ter pelo menos 30% de redução no valor energético em relação ao alimento de referência, o que obviamente não é fácil.

Para este tipo de alimento manter um sabor semelhante ao dos alimentos originais, é comum que gorduras ou açúcares sejam trocados por substâncias chamadas imitadores ou substituições. No caso de alimentos leves e doces, por exemplo, é comum o uso de polióis(como sorbitol, xilitol ou manitol) que contribuem para a baixa energia, ou chamados de adoçantes não calóricos (como aspartame, sacarina, sucralose ou ciclamato, entre outros). outros).

Estes elementos são frequentemente usados ​​em alimentos leves para substituir os açúcares, uma vez que eles tendem a produzir menos energia, são absorvidos lentamente e de forma incompleta nos intestinos, não causam cárie dentária ou afetam os níveis de açúcar no sangue. No entanto, eles têm um efeito colateral mais conhecido de todos, e isso é que consumido em altas doses pode ser uma causa direta de diarréia .

É justamente por essas características que o consumo de alimentos leves e doces é útil para pessoas com sobrepeso ou obesidade, diabetes ou hipertrigliceridemia que podem continuar a ingerir alimentos doces sem que o açúcar seja um problema de saúde.

Mas não devemos nos confundir. A menos que estejamos enfrentando um produto diabético que não tem açúcar, aqueles que indicam que não contêm açúcar podem conter frutose, que é definitivamente outro tipo de açúcar, de modo que sua ingestão calórica não permaneça baixa. Escolhendo um alimento de muito baixa caloria é ideal que eles não contenham açúcar, sacarose, maltodextrina, frutose ou qualquer outro adoçante.

Por que os alimentos leves não perdem peso?

No entanto, devido ao menor conteúdo calórico, alimentos leves são até pensados ​​para perder peso. Mesmo tendem a usar tal pretexto, geralmente para comer este tipo de comida em quantidades maiores, provavelmente porque não engordam e porque no final acredita-se que eles também ajudam a perder peso.

No entanto, enfrentamos uma crença errônea, uma vez que a comida leve ajuda a dieta com menos energia, mas não perde peso sozinha . Neste ponto, precisamos entender a perda de peso devido à diminuição do tecido adiposo corporal, o que se consegue apenas mantendo uma dieta hipocalórica balanceada e combinando-a com a prática de exercício físico regular.

Vamos dar um exemplo. Você parou de observar o rótulo de maionese ou chocolate em sua versão light e comparou com a versão regular? Claro, você ficará surpreso ao descobrir que eles continuam a ser tão ricos em calorias, apesar de sua ingestão de gordura é menor.

É verdade que eles tendem a perder menos peso do que o mesmo alimento em sua versão não-leve, mas não perdem peso por conta própria. Nós, portanto, enfrentamos uma falta de fé, intimamente ligada aos vários e diferentes erros que geralmente são cometidos quando eles conhecem os conhecidos como dietas para perder peso . Este artigo é publicado apenas para fins informativos. Você não pode e não deve substituir a consulta com um nutricionista. Recomendamos que você consulte seu nutricionista de confiança.

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