Como comer na dieta baixa em carboidratos

Como comer na dieta baixa em carboidratos

O que é baixo carboidrato?

Dietas com pouco carboidrato estão disponíveis em diferentes variedades. Na prática, eles se baseiam nos mesmos princípios: A dieta deve conter o máximo de proteína possível e o mínimo possível de carboidratos. Gordura é boa.

Nos últimos anos, o baixo teor de carboidratos foi uma zombaria das pessoas mais magras do país, incluindo nomes como a dieta da cetólise e as dietas do Dr. Hexeberg. O precursor do baixo carboidrato são as dietas do Dr. Atkins. O princípio principal é fazer com que seu corpo queime gordura armazenada.

Uma dieta baixa em carboidratos é muito mais do que redução de peso. Os autores do livro “Low Carbo For All” recomendam uma dieta natural baixa em carboidratos, principalmente para uma boa saúde. – Para algumas pessoas, o mais importante é reduzir a ingestão de carboidratos, enquanto para outras, remover grãos e produtos lácteos da dieta pode ser o caminho para uma boa saúde. O ganho extra, especialmente para muitas pessoas acima do peso, é que elas também perdem peso. 

Mas qual é a comida certa para você e seu corpo pode ser algo bem diferente do que é bom para o seu vizinho ou namorada.

O que são carboidratos?

Os carboidratos podem ser divididos em amido, açúcar natural, açúcar adicionado e fibra alimentar. Por açúcar natural entende-se o açúcar encontrado naturalmente nos alimentos, p. açúcar de frutas em frutos e bagas. Açúcar adicionado é o açúcar que foi adicionado a um produto, no balcão da cozinha de casa ou pelo setor. 

Cetose na dieta

A chamada cetose induzida por dieta é um processo natural no corpo. Cetose é a queima de gordura que o corpo adiciona ao comer alimentos que contêm muito pouco carboidrato.

A cetose ocorre quando você consome menos de 100 gramas de carboidratos da dieta vários dias seguidos (e, é claro, mais rápido durante o jejum completo, ou se você ingere muito pouco carboidrato). Por períodos mais curtos, não é perigoso estar em cetose se você estiver saudável. Mas quais efeitos a longo prazo podem ter não são conhecidos.

RECEITAS LOW CARB:Existem muitas boas receitas para baixo carboidrato. Veja mais abaixo no artigo quais receitas com pouco carboidrato são os nossos favoritos!

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Ganhar peso após dieta baixa em carboidratos

Se você seguiu uma dieta rigorosa com pouco carboidrato ao longo do tempo e alcançou o resultado desejado, deve introduzir gradualmente carboidratos em sua dieta novamente. Se você começa a cuidar de carboidratos, rapidamente ganha peso. A razão para isso é que uma alta ingestão de carboidratos leva a muita insulina, o que, por sua vez, diz ao corpo para armazenar gordura e diminuir a queimadura. Recomenda-se escolher alimentos ricos em carboidratos que afetem o açúcar no sangue em menor grau, os chamados ” carboidratos lentos “. 

Embora você deva manter seu peso estável de forma duradoura, você deve continuar restritivo aos carboidratos, especialmente os mais rápidos encontrados em açúcar, farinha branca, macarrão e arroz. Nesse sentido, o baixo carboidrato funciona bem como uma dieta sustentável, desde que você mantenha a ingestão de carboidratos em um nível limitado. 

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Carboidratos rápidos e lentos

Carboidratos rápidos são alimentos que são absorvidos rapidamente pelo corpo e proporcionam um rápido aumento no açúcar no sangue. Os carboidratos lentos são absorvidos mais lentamente, resultando em um aumento mais suave do açúcar no sangue.

Por exemplo, você pode encontrar carboidratos rápidos em açúcar, refrigerantes / doces, doces, bolos doces, tigelas e outras velas na parte de trás. Isso deve ser evitado todos os dias. Os carboidratos lentos podem ser encontrados em pães, cereais e vegetais grossos.

Fontes: diabetes.no, fedon.no, o livro “Pouco carboidrato para todos” (Cappelen Damm).

O que você pode comer com um baixo carboidrato?

  • Uma quantidade ilimitada de carne de todos os tipos – exceto intestinos, vieiras, almôndegas ou salsichas.
  • Todos os tipos de aves, sem recheio e marinada.
  • Todos os tipos de peixe – exceto tigelas de peixe, pudim de peixe, bolos de peixe ou outros produtos de frutos do mar.
  • Ovos sem restrição, sob qualquer forma.
  • Alface: Um máximo de 2 cabeças pequenas de alface todos os dias, pepino, aipo, rabanete e azeitona verde. Molho com vinagre, óleo e ervas secas.
  • Queijo: Todos os tipos de queijos leves, queijos derretidos e queijos cremosos até 100 gramas por dia. Mas todos os brownies são proibidos.
  • Sabores: sal (de preferência LO LO ou seltin), pimenta, rábano, baunilha e adoçantes artificiais, além de especiarias que não contêm açúcar.
  • Todos os tipos de gorduras, como manteiga e óleos.
  • Sobremesa: Gelatina com adoçante artificial.
  • Suco de limão espremido.
  • Creme: Máximo de 4 colheres de chá. diária. O creme de creme contém muito menos carboidratos que o leite. Portanto, beba creme de leite em vez de leite,
  • Bebida: Água, Farris, caldos, bebidas sem açúcar, café e chá sem açúcar.

Dicas para café da manhã com pouco carboidrato

  • Bacon / presunto e ovos
  • omelete 
  • batido

Dicas para jantares com pouco carboidrato

Primeira semana:

Rosbife, panela de camarão com salmão frito (ou outro peixe) com creme de leite, caçarola de cordeiro, truta cozida com manteiga, salada de pepino com cobra.

Segunda semana:

Costeletas de porco, vitela ou cordeiro com couve chinesa, bife de cebola com cebola, rosbife com molho e espargos, cavala frita com espinafre, linguado frito ou cozido com molho holandês.

Terceira semana:

Bacalhau cozido com purê de raiz de repolho, peixe-gato puxado em vinho branco com purê de cenoura como acessório, hambúrguer de queijo com cebola, carne com cebola, cogumelos e bearnés, ensopado de frango.  

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